A chegada de outras grandes redes de farmácias em sua cidade pode ser um fator que causa urgência de mudança para muitos gestores de farmácias independentes. Com o avanço da tecnologia, surgem ainda mais concorrentes para categorias como Beleza e Saúde e franquias farmacêuticas com forte presença digital. Diante disso, veja 3 passos para afastar a concorrência e manter seus clientes fidelizados:
1 – Mix de produtos e estoque
Se você quer evitar que o seu cliente procure a farmácia concorrente, você deve lidar com as informações sobre sua farmácia e sobre o seu concorrente. Você precisa saber qual o seu mix de produtos ideal e o estoque que você precisa ter desses produtos, para não deixar acontecer ruptura ou excesso de produtos em sua farmácia.
2 – Diferenciação
Além disso, é importante encontrar formas de se diferenciar. Entrar na guerra dos preços é importante, mas custa caro. Um bom atendimento com empatia, oferta de serviços e de campanhas promocionais, são exemplos de como você pode trazer um diferencial competitivo e fidelizar clientes. A fidelização economiza seu dinheiro, pois atrair novos clientes custa muito mais caro.
3 – Apoio de seu consultor
Com a correria cotidiana, pode ser difícil parar para analisar dados e elaborar ações de vendas. Por isso, associar-se a uma rede associativista pode ser o diferencial que falta para enfrentar a concorrência. Você passará a contar com um consultor: um especialista que te apoia diariamente e te ajuda a aplicar ferramentas, campanhas e estratégias comprovadamente eficazes.